segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BASE CRIATIVA APRESENTA:



09 DE Novembro

16 h - ICHS -  Mariana – Rua do Seminário

Conferência com André Dias – A relevância política: Perante W.G.Sebald
André Dias é autor do blogue Ainda não começamos a pensar e investigador de cinema e filosofia política na Universidade Nova de Lisboa.
A relevância política do cinema pode ser compreendida na afinidade ente a inquietante obra literária de W.G. Sebald, autor d’Os anéis de Saturno – que condensa de forma poderosa o ar de nosso tempo numa “prosa de ficção” assombrada por imagens – e os elementos oferecidos na singular arqueologia das camadas dolorosas da história do documentário contemporâneo, em filmes de Bitomsky, Akerman, Marker, McwElwee, Nestler, Panh e Lee Anne Schmitt, interrogando assim as interferências produtivas entre literatura,  cinema e filosofia em prol de uma cinefilia política ainda por vir.

19h - SESI – Mariana  Rua Frei Durão, 22


Um filme perante W.G. Sebald
London/Londres
Reino Unido, Patrick Keller, 85’ DVD, legendas em inglês
Os filmes deste peculiar realizador Inglês, extremamente mal conhecido, revelaram desde muito cedo particularidades afinidades com a obra literária de Sebald, nomeadamente nas deambulações geográficas e históricas do narrador. < Um retrato pessoal fin-de-sciècle de Londres. Nem documentário, nem ficção. London é mais do que ambos: uma crônica de um ano de vida da capital inglesa através dos olhos protagonistas do imaginário de Keiller e o nem visto nem nomeado narrador e das suas visões com a voz de Paul Scofield> (BFI). Primeira obra de uma trilogia que vem a ser concluída com Robinsons in Ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário